sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pão de fermento natural


Alguma de vocês já fez pão de fermento natural? Eu fiz e posso dizer que dá um pouco de trabalho ,mas fica tão bom e dura tantos dias que a gente esquece o trabalho! Primeiro se começa pelo fermento que a gente faz em casa e que diferente do que a gente compra esse não tem mau cheiro( eu acho que fica com cheiro leve como se fosse um mistura de cerveja e leite de coco, loca, né?) ! Para quem é escrava do lar  dona de casa devotada(kkkkkkk nem eu aguentei agora tive que rir, faz de conta que sou devotada) e tem um tempinho sobrando , não custa nada e nem vai cair nenhum pedaço tentar um vez fazer . A única coisa que precisa de diferente é um cilindro de massas largo ( diferente do de macarrão que é estreito) e paciência . Gente nem tá na hora do café e eu comi (quase meio pão só para constar) e sem café(não deu tempo a gula falou mais alto) , só uma manteiguinha mole , ficou parecendo pluma de algodão de tão macio.

Ingredientes do fermento:
1 batata inglesa média descascada
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa e farinha
1 e 1/2 copo pequeno de água filtrada
Bate tudo no liquidificador até desmanchar a batata , coloca num pote de vidro ,sem encher até a boca e deixa em temperatura ambiente até fermentar ( vai ficar borbulhando e criar um espuma em cima e a espuma vai subir , sabe quando a gente testa o fermento de bolo na água? o fundo vai ficar assim!) , isso pode demorar até 2 dias se estiver frio (pode colocar no sol se estiver muito frio ou no microondas depois de aquecer algo). Ai você guarda na geladeira até o dia que quiser  usar . Um dia antes de usar a noite você faz mais uma receita acima( só bater tudo não precisa fermentar) e mistura na antiga , divide em duas partes . Uma parte que será a sua "muda" você guarda num vidro de maionese bem limpinho( ou qualquer outro que você tenha) dentro da geladeira e a outra parte você põe em um pote e deixa fora da geladeira até a manhã seguinte ( eu deixei dentro do microondas que é quentinho). Deve ser reformado a cada 15 dias se não for usado(faça uma receita nova misture com a antiga e jogue metade fora se não for usar). Quanto mais vezes você usar melhor fica.

Para o pão:
metade da reforma do fermento (+ ou -370ml)
2 colheres de margarina
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sobremesa de açúcar
farinha até dar ponto (5 xícaras eu usei mas isso varia muito)
De manhã linda leve e solta , bem humorada você mistura os ingredientes numa bacia colocando farinha conforme a massa pede , quando ela estiver lisa vá passando ela no cilindro ( o meu é elétrico ) , minha sogra diz que o correto é passar 60 vezes para o pão ficar bem macio e eu fiz direitinho levou uns 20 minutos e talvez precise polvilhar um pouquinho de farinha . Passado as 60 vezes eu dividi a massa em duas e passei mais 10 vezes cada uma para modelar o nariz do Alf (alguém lembra dele?) coloquei na forma . Aí vem a paciência porque varia entre 6 e 11 horas para crescer , e no meu caso tudo "ajuda" já que até ontem tava um calorão e hoje esfriou , masss você não contava que quando se trata de cozinha eu sou o MacGyver ! Eu forrei minha cama com o cobertor mais melhor de bom (como criança diz) de todos os tempos : o Fleece do Shoptime( olha o jabá gratuito), esquentei com o secador de cabelo coloquei as fomas do pão cobertas com um saco plastico bem limpinho e dobrei o cobertor por cima . Os pães ficaram lá descansando a beleza por 5 horas e quadruplicou de tamanho  até a hora de assar . Forno preaquecido a 190 graus assei por 35 minutos.Tirei do forno ele estava cascudo ( duro ) então pus em cima da mesa cobri com um pano limpo e por cima do pano o mesmo plástico que usei para crescer, por cima do plástico outro pano para abafar bem e deixei 40 minutos .Quando tirei estava morno e com a casca macia.   E  agora escrevendo e comendo pensei que deu menos trabalho que um pão comum e valeu a pena!
olha o nariz do Alf

criou uma bolha do lado que antes de por no forno eu furei com uma agulha


essa é pura maldade mas eu não resisti!

assim fica o fermento , embora pareça que é a espuma que fermenta é a parte depositada no fundo é que está bem ativa
* observação : esse pão é levemente salgado , se você gostar de um pão mais adocicado aumente a quantidade de açúcar.
** não deixe o vidro fechado para fermentar porque pode explodir(para guardar na geladeira pode fechar)
*** ponha um prato embaixo do vidro para não fazer sujeira quando a espuma subir
**** não encha o vidro até a boca , deixe um espaço para a fermentação (use um vidro grande)
Se eu tiver mais dicas eu vou acrescentando conforme eu lembrar


11 comentários:

  1. Amei este post...que pão perfeito e lindo! Nunca fiz fermento...vou anotar e quero fazer!
    Adorei!
    Bjs, um ótimo fim de semana e muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. O pão está de babar, eu que sou louca por pães estou salivando até agora... menina eu vou testar esse fermento com certeza, por que sou louca para fazer fermento natural, mas nunca tinha visto o resultado tão lindo... e agora que ando sem tempo essa receita vai ficar me instigando, srrsrs

    Adorei !!!

    Bjus 1000 queridona

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe fazia pão assim, há muito tempo atrás...ficava bem macio mesmo... que legal!!
    bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Daiane querida, essa sem dúvida foi uma mega aula de aprender fazer fermento. Só tenho uma dúvida: Tinha que ter uma pentelha né? Esse clindro que vc fala é aquele de fazer macarrão? e quem não tem como eu, faz como? Aliás eu não sabia se lia esse post sériamente ou se me escrachava de rir, por que dona de casa devotada foi o máximo e nariz do Alf foi pra acabar kkkkkkkkkkkkk. Só vc minha amiga kkkkk
    Mas então gostei demais dessa receita e vou querer colocar em prática por que a penúltima foto foi covardia pura ta?? hehehe. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como é o seu cilindro de macarrão , o meu cilindro de massas tem 30 cm tipo esse http://www.taqi.com.br/product.aspx?idProduct=1976&iddept=70870132
      o que eu tenho que faz macarrão é bem estreitinho "não" fica bom esse aqui(http://www.taqi.com.br/product.aspx?idproduct=2315&idDept=70870132" mas se o seu for largo dá .E já digo com rolo não fica bom . Se tiver onde você mora uma dessas lojas de agropecuaria é capaz que tenha eu acho que compensa pagar se for até uns 60 reais vale a pena , o pão passado no cilindro fica muito bom.

      Excluir
  5. Ah esqueci de te falar, vc vai morar no Paraíso minha amiga, Gramado!!!! Esse é o primeiro lugar que amaria conhecer, Canela e por esse lados. Os chalézinhos que vejo em fotos me encantam. Deus permita que vc consiga realizar esse projeto antes dos 3 anos planejados. E obrigada pelo convite, quem sabe um dia dá certo mesmo!! hehe. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me expressei bem a cidade onde vou morar é São Leopoldo minha cidade natal , que fica a uns 75 km de Gramado mas que para mim é um pulo já que hoje moro a 330km da capital que é umas das poucas cidades onde se consegue fazer compras "quase" decentes , mas pode acreditar que vai dar certo sim e vamos tomar um chimarrão juntinhas ainda!

      Excluir
  6. Agora entendi, e torço pra que dê certo sim Daiane
    Fui dar uma olhada no link que vc mandou, é super barato, pensei que era carissímo. Adorei e já sei o que vou fazer. Vou levar a receita que achei ótima.Obrigada amiga....beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada amiga, pelas dicas salvei, o dia que fizer te conto
    Entendi tudo direitinho. Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Daiane menina vc e prendada em e adora fazer coisinhas dificeis,!! Daiane eu ameiiii seu pao...e que vontade deu viu!!!!

    Daine buaaaa seus posts nao saem ali,,,n viiii ue

    ResponderExcluir
  9. nossa essa foi demais entendi direitinho . brigada querida pelas dicas essa vou fazer concerteza

    ResponderExcluir

Não seja tímido(a) comente!